segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Projeto de Leitura Super Leitores - Exibição de filme

 


A relação da educação com o cinema pode estimular o olhar ativo, contribuindo para a formação de um espectador mais crítico e reflexivo, ampliando sua visão de mundo e permitindo uma compreensão mais ampla do universo em que cada um está inserido, abrindo um significativo espaço de discussão individual e coletivo, além de estimular o exercício da escrita, pesquisa, discussão e tomada de decisões, “ao mesmo tempo, a linguagem audiovisual é analisada como uma síntese da realidade, apta para expressão de informações cognitivas e denotativas” (WOHLGEMUTH, J. 2005). 

“Por mais comum que uma história possa parecer, ela nunca será a mesma quando contada e recontada nas telas. Cinema é a arte da singularidade, de narrar com originalidade uma história, seja ela inspirada em fatos reais ou de ficção.” (Salto para o futuro. P1)

Com o objetivo de potencializar a aprendizagem utilizando o cinema como ferramenta pedagógica na escola, como parte das ações do Projeto de Leitura Super Leitores, da Secretaria de Educação, as professoras de Língua Portuguesa (Márcia Dantas, Sara Aires e Francilene Ferreira) da Escola Municipal Marina Souto Gouveia realizaram nesta segunda-feira, dia 29 de agosto/2022 a exibição do filme:  A menina que roubava livros. (Markus Zusak), com as turmas dos 6º anos da referida Escola.

Vejam as fotos:







terça-feira, 9 de agosto de 2022

Projeto de Leitura Super Leitores

A  Professora Francilene Ferreira, nas suas aulas de Língua Portuguesa e Redação vem desenvolvendo o Projeto de Leitura Super Leitores, proposto pela Secretaria Municipal de Educação.

 O Projeto tem como pretensão contribuir com a formação de alunos leitores, críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes de sua atuação na sociedade, entendida como precondição do exercício pleno da cidadania. Acreditamos, assim, que este projeto vem favorecer significativamente o processo de ensino-aprendizagem, pois se propõe a colaborar com o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, além de estimular essas práticas no ambiente escolar e consequentemente melhorar o desempenho dos estudantes em outros componentes. O engajamento dos alunos no universo da leitura, de uma forma prazerosa requer: ludicidade, criatividade e compromisso por parte daqueles que estão envolvidos no processo e isso requer o esforço de professores, alunos, pais e comunidade escolar de modo geral.

Vejam as fotos: